Sobre o projeto

A Vila Sésamo na Maré

Crianças brasileiras, particularmente as que vivem nos lugares mais afetados pela desigualdade social do país, têm sido sujeitas a riscos de violência tanto dentro de casa – 70% dos casos de violência contra crianças ocorrem no lar – quanto na rua, que frequentemente se torna o lugar da precoce inserção destas crianças no mundo do trabalho e de sua vitimização em situações de violência.

Vivendo Juntos é um projeto piloto da Vila Sésamo, financiado pela Bernard Van Leer Foundation, que visa promover iniciativas de engajamento comunitário capazes de impactar positivamente este quadro. O projeto está voltado à promoção de valores e atitudes que fomentem uma convivência mais harmônica entre crianças de 3-6 anos, e delas com os jovens e adultos em seu entorno.

O projeto piloto será implementado no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, e tem como público beneficiado 2500 crianças entre 3-6 anos, 500 pais e familiares, 150 educadores, bem como líderes comunitários, órgãos governamentais e forças policiais que atuam na região da Maré. Indiretamente, o projeto tem a desafiadora meta de atingir mais de 2500 famílias.

Ao longo de sua implementação, o projeto Vivendo Juntos poderá contar com a rica base de conhecimento da Vila Sésamo, resultado de sua extensa experiência com iniciativas de engajamento comunitário, além da sinergia com o programa Vila Sésamo e seus parceiros, incluindo a produção e transmissão para TV, recursos digitais, mídia social e atividades de divulgação.

A Missão

O Projeto Vivendo Juntos quer que crianças expostas a contextos de violência e hostilidade sejam capazes de conviver com situações adversas em casa, confiar em pessoas diferentes em espaços sociais diversos, como a escola ou creche, e considerar a comunidade em que vivem um lugar legal para crescer. Para tanto, estas crianças precisam ser socializadas e expostas, desde a primeira infância, a hábitos e rotinas de aprendizado que conduzam ao compartilhamento da sensação que, de fato, estão vivendo juntas e desenvolvendo, simultaneamente, na casa, na escola e na comunidade, a sua autonomia.

As Ações

Do foco em crianças do projeto Vivendo Juntos derivam estratégias que buscam alcançar cada dimensão do mundo infantil – casa, escola, e comunidade:

– o Despertar maior atenção das famílias aos efeitos que ambientes hostis têm sobre as crianças, e incentivar os familiares e responsáveis a promoverem um ambiente propício ao desenvolvimento de valores e atitudes que possam fomentar uma convivência mais harmônica. Atividades: Distribuição de impressos de orientação, grupos de discussão e oficinas.

– o Mobilizar educadores em creches e escolas de educação infantil a incluírem habilidades e competências no currículo que ajudem no desenvolvimento destes valores e atitudes, e apoiar as iniciativas destes educadores. Atividades: Oficinas de capacitação profissional e materiais educacionais especificamente desenvolvidos para este projeto.

– o Mobilizar o setor público e a vida associativa da comunidade para disseminarem valores e atitudes que resultem na proteção de toda criança contra toda forma de violência ou hostilidade. Atividades: Campanha multimídia de conscientização pública, eventos culturais e material de divulgação.

E agora, Maré?

O projeto Vivendo Juntos só começou. Até abril 2016, a equipe da Vila Sésamo, com o apoio do setor público e de entidades comunitárias da Maré, fará com que os conteúdos desenvolvidos pelo projeto alcancem familiares, educadores e crianças de 3 a 6 anos. Serão atividades de formação para educadores, materiais educativos para interação entre cuidadores e crianças no contexto do lar, festivais culturais, e muitas outras iniciativas para mobilizar a comunidade da Maré e dialogar sobre a missão e os objetivos do projeto Vivendo Juntos.

Vai Ter…

– oficinas e materiais para familiares e responsáveis pelas crianças, incluindo materiais voltados para elas.

– oficinas com os educadores, com recursos educacionais acompanhados de um caderno do educador, e recursos interativos para utilização em sala de aula.

– DVD da Vila Sésamo na Maré, campanhas públicas com impressos, redes sociais e festivais culturais.

– reuniões com todos que compartilham dos ideais do projeto Vivendo Juntos.

Se você quiser saber mais sobre o projeto,
entre em contato com a gente:

Julia Tomchinsky

Diretora no Brasil
julia.tom@sesamelac.org

Ou se você está interessado em
apoiar esta iniciativa, escreva para:

Jorge Baxter

Diretor Regional
jorge.baxter@sesamelac.org

Parceiros:
Apoio:
Realização:
Todos os direitos reservados © 2015 - Vila Sésamo