Parcerias

Realização: Sesame Workshop

A Sesame Workshop é a organização educacional sem fins lucrativos, filiada à Sesame Street, que atinge 156 milhões de crianças em mais de 150 países. A missão da Sesame Workshop é usar o poder educativo da mídia para contribuir no desenvolvimento integral e potencial das crianças. Veiculados através de uma variedade de plataformas – incluindo programas de televisão, experiências digitais, livros e engajamento comunitário – os programas são fundamentados em pesquisas que orientam o desenvolvimento de conteúdos educacionais significativos, considerando a realidade e os desafios educacionais de cada contexto. Para mais informações.

Visite-nos em www.sesameworkshop.org.

Apoio: Bernardo Van Leer Foundation

A Bernard van Leer Foundation foi fundada há seis décadas e meia pelo empresário holandês Bernard van Leer, tendo adotado um foco em crianças de 0 a 8 anos através do trabalho de seu filho, Oscar van Leer. Desde então, nos guiamos pelos princípios de que toda criança merece a chance de alcançar seu potencial pleno – e de que países e comunidades se tornam lugares melhores para se viver quando toda criança recebe o apoio necessário para começar a vida com o pé direito. Com esse espírito, a Bernard van Leer Foundation financia pesquisas e projetos pilotos inovadores para descobrir como melhor atender às necessidade de jovens crianças. Para mais informações.

Visite-nos em www.bernardvanleer.org.

Parceiros Locais:

Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como missão elaborar a política educacional do município do Rio de Janeiro, coordenar a sua implantação e avaliar os resultados, com o objetivo de assegurar a excelência na Educação Pública no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, contribuindo para formar indivíduos autônomos e habilitados a se desenvolver profissionalmente e como cidadãos. Cabe à Secretaria de Educação cuidar da Educação Infantil (6 meses a 5 anos); do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro. A SME atende 654.454 alunos em 998 escolas, 247 creches públicas, 210 Espaços de Desenvolvimento Infantil e outras 162 creches conveniadas. São mais de 40 mil professores. Para mais informações.

Visite-nos em www.rio.rj.gov.br/web/sme.

REDES de Desenvolvimento da Maré

A criação da Redes de Desenvolvimento da Maré, instituição da sociedade civil, é resultado de um longo processo de envolvimento dos seus fundadores com o movimento comunitário no conjunto de favelas da Maré e, também, na cidade. A Redes nasce com uma missão: Promover a construção de uma rede de Desenvolvimento Territorial através de projetos que articulem diferentes atores sociais comprometidos com a transformação estrutural da Maré e que produzam conhecimentos e ações relativas aos espaços populares, que interfiram na lógica de organização da cidade e combatam todas as formas de violência. Com essa estratégia de atuação, a instituição busca desenvolver projetos dentro de temáticas como educação; arte e cultura; mobilização social; segurança pública; desenvolvimento local; comunicação; combate à violência, em suas diversas manifestações, e geração de trabalho e renda. Para mais informações.

Visite-nos em redesdamare.org.br.

Observatório de Favelas

Criado em 2001, o Observatório é desde 2003 uma organização da sociedade civil de interesse público voltada à pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. Buscamos afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das políticas públicas. Com sede na Maré, no Rio de Janeiro, sua atuação é nacional. Foi fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, sendo composto atualmente por trabalhadores de diferentes espaços da cidade. Reconhecendo a multiplicidade de fatores implicados na reprodução das desigualdades, atuamos em cinco áreas distintas: políticas urbanas, educação, comunicação, cultura e direitos humanos. Para mais informações.

Visite-nos em observatoriodefavelas.org.br.

ISER

O Instituto de Estudos da Religião (ISER) é uma organização da sociedade civil, de caráter laico, comprometida e dedicada à causa dos direitos humanos e da democracia. Surgida no contexto brasileiro dos anos 1970, objetiva promover estudos, pesquisas e também intervenções no campo das políticas públicas sociais a partir de eixos temáticos plurais da sociedade brasileira, como a defesa e a garantia de direitos, segurança pública, meio ambiente, diversidade religiosa, entre outros. Desde sua fundação, o ISER tem a vocação de compor abordagens de pesquisas e estudos acadêmicos com iniciativas de aplicação prática para os temas que desenvolve. Em cada eixo temático supracitado, o ISER desenvolve ações a partir de três linhas prioritárias: a produção de conhecimento e pesquisa, a execução de projetos estratégicos e a proposição e avaliação de políticas públicas e projetos/programas sociais. Para mais informações.

Visite-nos em iser.org.br

Parceiros:
Apoio:
Realização:
Todos os direitos reservados © 2015 - Vila Sésamo