Todas as notícias
A Maré contribui para o desenvolvimento dos materiais educacionais do projeto.

Nos meses de julho e agosto de 2015 a equipe de pesquisadores do projeto Vivendo Juntos entrevistou 20 crianças e seus familiares, além de consultar 18 educadores que atuam com crianças de 3 a 6 anos no Complexo da Maré. A equipe contou com pesquisadores que residem ou atuam no território, como Inês Di Mare Salles, Luciana dos Santos da Silva Ribeiro e Marielle Franco.

O objetivo da pesquisa foi avaliar os protótipos dos materiais que estão sendo desenvolvidos para a distribuição entre as famílias e as escolas e centros educacionais da primeira infância situadas no perímetro da Maré. A comunidade local ofereceu sugestões para revisão e finalização de um livro de histórias, de um tapete de brincadeiras, de um almanaque de atividades e de um caderno para educadores. Além disso, sugeriram nomes e características para os personagens que irão representar as crianças da Maré no projeto.

Os materiais foram muito bem avaliados pela comunidade. Uma das mães entrevistadas disse que o livro de histórias “ajuda muito a criança e a família a se conhecerem”. Outra disse que ele vai ajudar a acriança a “se entender melhor e saber o que está sentindo”.

A expectativa é que os materiais do projeto possam fortalecer o vínculo e a identidade das crianças com o lugar onde vivem, bem como promover valores e atitudes que fomentem uma convivência mais harmônica entre elas, e delas com os jovens e adultos em seu entorno.

A partir de outubro as instituições parceiras da iniciativa e que atuam na Maré vão iniciar a distribuição gratuita dos materiais do projeto na comunidade.

Compartilhar esta notícia:

Parceiros:
Apoio:
Realização:
Todos os direitos reservados © 2015 - Vila Sésamo